sábado, 28 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
O Fotógrafo

Pousam p’ra fotografia…
E o olham p’ro passarinho!"
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Zona Ribeirinha
Antigamente esta zona era o centro da vida e do comércio da Figueira: aí atracavam pequenas embarcações de pesca, que eram fiscalizadas pela Guarda Fiscal. O peixe era, por vezes, comercializado logo nesse local, sendo, então, aí o Porto de Pesca (actualmente localiza-se na outra margem, na zona do Cabedelo).
domingo, 22 de fevereiro de 2009
O Cauteleiro

Tentação, sorte e azar!
Se “andar” hoje… não se rala!
Pois só sai… a quem jogar!"
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Redondo da Singer
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
O Polícia Sinaleiro
Obedecia e andava!
Mas o baptista atrevido…
À “fava” todos mandava!"
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Praça 8 de Maio
Hoje vamos reflectir um pouco sobre a Praça 8 de Maio, mais conhecida por Praça Nova.
Inicialmente uma praia, a Praia da Reboleira, este espaço foi conquistado ao rio, surgindo a praça pública que a Figueira necessitava. De destacar, nesta praça, o monumento de homenagem a Manuel Fernandes Thomaz. Este figueirense defendeu a causa liberal, participando na revolução de 24 de Agosto de 1820, que libertou o país do domínio estrangeiro, instaurando então uma Monarquia Constitucional. Foi, também, um grande dinamizador e redactor da Constituição de 1822.
Diário de Bordo
O Grupo
domingo, 15 de fevereiro de 2009
O Rapaz dos Gelados
Num vai e vem sem parar,
Vende, de muitos sabores,
Gelados p’ra refescar!"
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Jardim Municipal
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
A Mulher das Pevides

"Sentadinha recostada,
Taboleiro à sua frente
A pevide… empacotada:
A pobres e ricos… vende!"
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
in: panfleto "Grande Hotel da Figueira, um cometimento figueirense de projecção nacional", edição de Coelho de Almeida
Pois é, parece que a piscina do Grande Hotel perdeu um dos seus encantos: a torre de saltos! Agora dispõe de uma piscina mais sofisticada com várias estruturas de apoio, mas nem por isso mais atractiva.Relativamente ao hotel em si, este mantém a sua estrutura original, tendo sofrido obras de conservação e remodelação no seu interior. Porém, perdeu o tal impacto e imponência, sendo relegado para segundo plano com a construção do ApartHotel Atlântico. Contudo, continua a albergar figuras de destaque como os jogadores de futebol de praia...
Joana
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Diário de Bordo
- À actualização do blogue;
- À reformulação da esquematização da brochura;
- Aos retoques finais do guião.
Inês e João
Fato de banho para Homens

Desenganem-se os senhores que pensam que a regulamentação do fato de banho, nos anos 50, só se aplicava às senhoras...não havia cá calções largos e compridos! Vejamos então como se deviam apresentar os cavalheiros na praia:
2º- Fato constituído por duas peças. Fato completo e calção exterior. O calção é de corte direito e terá um comprimento de perna mínimo de dois centímetros. Como para o tipo de fato indicado no nº1, a frente deste fato, qualquer que seja a forma do decote, deve cobrir a parte anterior do tronco tapando os mamilos, e as costas podem ser decotadas até à cintura.
Art.2º - Não é permitido o uso de fatos que se tornem imorais pela suas transparaência e pela excessiva elasticidade do tecido.
3º- a) Nas provas de natação e competições desportivas congéneres, oficialmente autorizadas, é permitido o uso simples de calção para homens, e de fatos sem saiote para as senhoras.
b) Nos treinos que precedem estas provas poderá ser usado o vesturário indicado neste número.
4º- Às raparigas até dez anos e aos rapazes até doze não é aplicável o desposto no nº1 excepto nos casos de desenvolvimento precoce.
5º- As infrações são puníveis com a multa de 30$00 a 5.000$00, de harmonia com o disposto no art. 3º do Decreto nº31.247, de 5 de Maio de 1941."
sábado, 7 de fevereiro de 2009
O Homem da Castanhas

Seu cheiro perfuma o ar.
No assador, às voltinhas,
Ouve-se o sal a estalar!"
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Casa das Conchas
A Casa das Conchas, construída no século passado, é um exemplar da Arte Nova/ Arte Deco, juntamente com outros edifícios próximos. As conchas são um dos elementos naturalistas presentes, bordejando os varandins. Mas, associado a estas, existe um conjunto de azulejos, onde as formas ondulantes de algas, flores e peixes completam a panóplia de características deste fugaz estilo arquitectónico. É um dos edifícios classificados no "Plano de Cooperação Arte Nova", difundindo o nome do município da Figueira, que pertence à Rede Nacional de Municípios Arte Nova.
Observando estas duas imagens há diferenças que nos saltam à vista: a imponência da Casa das Conchas, evidenciada na imagem da esquerda, esbate-se na da direita com edificação de uma unidade hoteleira de grande volumetria. São, também, visíveis pequenas obras de conservação/restauro necessárias, que não alteram muito a traça original do edifício. Outra das diferenças é a funcionalidade: outrora habitação particular, é actualmente um prédio de apartamentos para arrendamento.
(nota: a imagem da direita foi retirada do site de S. Julião)
Joana
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Os Robertos
"Prà pequenada era a festa,
Fantoches… Robertos são!
Do peditório… só resta…
Prà sardinhita no pão!"
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Diário de Bordo
